A proposta pedagógica do Colégio Aprendiz tem, como pilar estruturante, o desenvolvimento do ser integral, a partir de três aspectos fundamentais: o emocional, o social e o cognitivo.

Por meio de ações educativas humanizadas, elabora as suas práticas pedagógicas que perpassam o caminho da aprendizagem significativa, incentivam cada estudante a trilhar a sua trajetória à procura de saberes, bem como o estimulam a ser protagonista do seu processo educacional em busca da realização dos seus sonhos.

Desde a educação infantil até o ensino médio, promove um espaço lúdico, onde cada criança aprende a aprender, a se desenvolver por meio do brincar e da interação com os seus pares. No processo de desenvolvimento para o adolescer, continua sujeito ativo no processo de elaboração do seu conhecimento, na construção de relações para a vida e na ampliação do seu repertório sociocultural e emocional. Assim, de maneira natural, a progressão da sua autonomia, do seu pensamento criativo, crítico e sustentável acontece, aprimorando a sua conexão consigo mesmo, com o outro e com o mundo.

Ao atravessar as fronteiras do processo de ensino e aprendizagem, viabiliza o desenvolvimento de habilidades e competências que potencializam a ideação do seu projeto de vida, na busca de novas descobertas, sonhos e conquistas.